Menu

Subscribe:

29 de fev. de 2012

Como é um processador por dentro?






Conheça um pouco mais sobre os chips de processamento. Como será que eles são por dentro do que vemos a olho nu?




Você está cansado de ouvir que o “processador é o cérebro do computador”. Mas você sabe como ele é por dentro? Geralmente, nós só vemos os chips por fora, da maneira como os colocamos na placa-mãe. Hoje, essa história vai mudar, pois o Tecmundo trouxe várias imagens incríveis para mostrar como são as peças, todas elas vistas bem de perto.

São fotografias retiradas do site Maximum PC, que mostram como são perfeitas as estruturas responsáveis por toda a capacidade de processamento dos computadores, smartphones, tablets e outros equipamentos eletrônicos. Está pronto para embarcar em um mundo microscópico? Então vamos às fotos.


Intel Penryn



Este processador da Intel ficou conhecido como “Penryn”. Ele é produzido com processos de 45 nanômetros, sendo responsável pelos chips Core 2 e Xeon da mesma geração (2007/2008). Na imagem, você pode ver vários “Penryns” juntos, sendo que a moeda ocupa mais do que um deles inteiro.




O Penryn é um dos processadores mais complexos dos últimos anos. É impossível contar (pela foto que temos aqui, pois seria necessário um microscópio poderoso para isso), mas existem 410 milhões de transistores trabalhando neste chip dual-core. A versão quad-core possui o dobro: 820 milhões de transistores.

Intel Atom Silverthorne


São 47 milhões (pouco, para os padrões atuais) de transistores equipando o chip Silverthorne. Ele é menos do que uma moeda e, quando surgiu em 2009, foi responsável pelo funcionamento dos processadores Intel Atom. Foram desenvolvidos para tornar os notebooks mais baratos e eficientes (em relação ao consumo de energia elétrica).

Intel Core 2 Quad


Perfeição simétrica e avanços muito rápidos no desenvolvimento de novos chips. Na foto acima, você está vendo o Intel Core 2 Quad Q8400, que ainda hoje oferece resultados excelentes para os consumidores e foi criado muito rapidamente em resposta ao AMD Phenon quad-core.

Apple A5


Já falamos de vários processadores de computadores, agora vamos a um que é utilizado para equipar os portáteis. Este chip é o Apple A5, que é responsável pelo alto poder de processamento dos iPads e iPhones mais recentes. Além da CPU, na foto acima também é possível ver as células de memória RAM do equipamento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário